(51) 3072.3757 - signor@signorgpc.com.br

Notícias

O Banco Central Rastreia seus Dados

O avanço nos sistemas de informação é aplicado em todas as áreas, e nada mais lógico que supercomputadores sejam aplicados onde há maior resultado, na área financeira. Com esse intuito, o Banco Central do Brasil vem utilizando tecnologia avançada de informática para fiscalizar as contas bancárias.

Por analogia ao filme “2001 uma Odisseia no Espaço” , onde havia o computador HAL 9000, que monitorava tudo e todos, o nosso supercomputador de Brasília foi apelidado de Hal, e trabalha sem cessar no 5º subsolo do Banco Central atuando e fiscalizando todas as contas bancárias das instituições financeiras do Brasil. O nome oficial no nosso HAL é Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro Nacional – CCS

O início das operações foi em 2005, quando o Hal foi alimentado de informações durante quatro dias, resultando, no final do processo 150 milhões pastas, uma para cada correntista do País. Todas as pastas são interligadas  aos nomes dos titulares e de seus procuradores por CPF e CNPJ.Com informações do sistema bancário, são acrescentados aproximadamente um milhão de novos registros a cada dia de trabalho.

O Hal armazena dados de todas as contas abertas bancárias, sendo elas abertas ou fechadas, com movimento ou sem movimento. Mesmo nas contas abandonadas o Hall tem um olho monitorando. Estão armazenadas todas as informações de cada uma dessas contas, com rastreabilidade de 5 anos

Na verdade, o Hal não é uma máquina única, é um conjunto de computadores e servidores trabalhando como um cluster, cuja capacidade de monitoração não está unicamente na capacidade do hardware. Todo o sistema ocupa um andar inteiro da sede do Banco Central, onde estão instalados softwares desenvolvidos pelo próprio Banco. Todo o projeto, de quase R$ 20 milhões, em 2005, continua em operação com o poder de fogo ainda maior.

Muito superior ao poder Hal 9000 do filme de Kubrick, que controlava somente uma espaçonave, o nosso CSS monitora os movimentos financeiros do pais inteiro, cruzando informações da esfera Federal, Estadual e Municipal, incluindo todos os impostos pessoa física e jurídica, bens declarados em cartórios, DETRANs, Cartões de Crédito, e tudo mais com cruzamento de informações dos últimos 5 anos. A partir da estréia do Hall, com um simples clique, Coaf, Ministério Público, Polícia Federal ou qualquer juiz poderão ter acesso a todas contas que qualquer cidadão ou empresa do Brasil.

Nessa situação, a Signor recomenda cuidado absoluto com as declarações de rendimento, recolhimento de impostos, prestação de contas, e tudo mais que envolve pagamento de taxas. Muito do que sempre funcionou no passado pode gerar problemas no futuro. Estamos em um momento de reflexão e questionamento do que sempre fizemos, pois podemos ter recorrência de erros que até ontem não nos geraram transtornos, que a qualquer momento poderá nos surpreender. A recomendação é atuar da maneira correta e com uma boa orientação contábil. Em nosso pais há uma complexidade no pagamento de impostos aliada a uma constante alteração de legislação nas áreas federal, estadual e federal, onde a necessidade do trabalho cauteloso do contador é fundamental.

Se você tiver alguma dúvida ou questionamento sobre essa matéria, por favor entre em contato conosco.