(51) 3072.3757 - signor@signorgpc.com.br

Notícias

Cuidado para não ficar enrolado com a malha fina.

No dia 9 de dezembro foi aberta para consulta o sétimo e último lote de devoluções do Imposto de Renda 2015, para pagamento no dia 15/12. Caso você não encontre o seu nome, significa que você caiu na malha fina, e deve se apressar para verificar as eventuais pendências e corrigir erros ou omissões da declaração.

Para sair da malha fina, o primeiro passo é acessar o Centro Virtual do Fisco, chamado e-CAC (aqui). Nesta página, é possível consultar um extrato online que detalha o porquê da declaração ter sido retida. Para acessar o site, é preciso criar um código de acesso, que exige a apresentação dos números dos recibos das duas últimas declarações do Imposto de Renda.

Quando a Receita Federal detecta algum erro na declaração, você precisa entregar uma declaração retificadora, uma segunda declaração que irá substituir por completo a original. É possível fazer alterações a qualquer momento, em até cinco anos, desde que o documento não esteja sob fiscalização. O modelo de declaração a ser enviado pode ser simplificado ou completo, e deve ser igual ao que foi retido na malha fina. Em caso de dúvidas, procure um contador especializado.

Caso o contribuinte que caiu na malha fina esteja com a declaração correta e tenha toda a documentação que comprove as informações, poderá solicitar a Antecipação de Análise. Mas é preciso esperar até janeiro, quando poderão ser agendadas visitas às unidades da Receita Federal.

Não espere para resolver suas pendências com a Receita Federal. A Signor oferece uma assessoria completa para regularizar suas declarações, com atendimento personalizado e seguro, para que o seu final de ano seja mais tranquilo e que 2016 comece com o pé direito e suas obrigações legais em dia.

#imposto #renda #malha #fina #leão #IR

Ilustração: Ed Carlos